Este módulo aprofunda a ideia da ecoterapia como uma forma de terapia de saúde mental que liga os indivíduos à natureza para promover a cura e o bem-estar. Através deste módulo, os alunos irão explorar os antecedentes teóricos da ecoterapia, aprender sobre várias práticas e intervenções envolvidas na ecoterapia e desenvolver uma compreensão dos benefícios terapêuticos desta abordagem.

O objetivo desta formação é dotar os profissionais da área da toxicodependência dos conhecimentos e competências necessários para incorporar a ecoterapia nos seus planos de tratamento de indivíduos com perturbações associadas ao consumo de substâncias.

Em geral, quando se planeiam actividades, quer sejam no interior ou no exterior, o fator de motivação dos participantes é fundamental; para obterem fluidez, prazer, adquirirem novas competências, etc., os participantes precisam de ver um significado na atividade para poderem emergir e participar plenamente. Uma forma de motivar os participantes é perguntar-lhes quais são os seus interesses, a sua história de vida e os seus objectivos de vida, e relacioná-los com uma atividade.

Trabalhar com pessoas que sofrem de Perturbação do Uso de Substâncias (PER) nem sempre é fácil. Devido às características das pessoas que sofrem de TUS e aos desafios que enfrentam, os profissionais têm de ter em conta diferentes factores e considerações quando lidam com elas.

No módulo que se segue, encontrarás informações sobre algumas considerações a ter em conta quando tentas

Neste módulo, apresentamos 10 atividades práticas de ecoterapia que podem ser utilizadas por profissionais (por exemplo, conselheiros, assistentes sociais, terapeutas, etc.) no seu trabalho com pessoas com perturbações relacionadas com o consumo de substâncias, bem como em atividades de prevenção da dependência.